terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O amor anda no ar...

O Dia dos Namorados, tratado em muitos países como Dia de São Valentim, é uma data comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais, quando é comum a troca de cartões com mensagens românticas e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons em formato de coração.

As comemorações dos Dias dos Namorados possuem várias explicações possíveis, baseadas na tradição cristã, romana e pagã. A Igreja Católica reconhece três santos com o nome de Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no Século III, em Roma, onde os casais celebram seu dia, em 14 de Fevereiro.

Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II, que queria constituir um exército romano grande e forte, mas não conseguiu atrair muitos soldados, porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias e partirem para a guerra. Assim, o imperador proibiu os casamentos entre jovens e Valentim, revoltado, resolve realizar casamentos secretos. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.

No entanto, este dia não é celebrado na mesma data em todos os países, ora vejamos: enquanto que em Portugal se celebra no dia 14 de Fevereiro, já no Brasil a data é comemorada no dia 12 de Junho. Podemos ir um pouco mais longe, até ao Japão, onde existem dois dias dos namorados. O primeiro é a 14 de Fevereiro, quando as mulheres dão presentes e chocolates para amigos, namorados e afins. E no dia 14 de Março é a vez dos homens retribuírem o presente.

Portanto, quando este dia chegar aproveitem para dizer às suas caras metades o quanto gostam delas e nunca se esqueçam de uma coisa: não é preciso que chegue este dia para mostrar-mos os nossos sentimentos e oferecer algo a quem nós gostamos. Todos os dias é um óptimo dia para namorar e dizer AMO-TE.

Beijokas e até uma próxima **** =)


0 Estrelinha (s):

©2007 '' Por Elke di Barros